6 de jul. de 2008

Segunda Lição

Vocabulário

Table, tables; an idea [Mesa, mesas; uma idéia]
têibl têiblz énn áidía
Where; to where [Onde, aonde; para onde]
huÉr tu huÉr
Desk, desks; hour, hours [Escrivaninha, escrivaninhas, hora, horas]
désk désks Áuâr Áuârs
Here, there [Aqui, lá, alí]
híâr dhér
To be; am [Ser ou estar; sou ou estou]
tu bi émm
Pen, pens [Pena, penas]
pénn pénnz
A, an [Um, uma]
êi énn

Diálogo

As palavras em grifo indicam o artigo indefinido a, an __ um, uma. (a usa-se antes de consoantes ou h aspirado; an usa-se, para fins de eufonia, antes de vogal ou h não aspirado).

Here is a table. [Aqui está uma mesa.]
híâr êz êi têibl
Where are the tables? [Onde estão as mesas?]
huÉr ár dhê têiblz
There are the pens. [Ali estão as penas.]
dhér ár dhê pénnz
Where are you? [Onde está você?]
huÉr ár iU
Here I am. [Eis-me aqui, estou aqui.]
híâr ái émm
A desk, an hour, an idea. [Uma escrivaninha, uma hora, uma idéia.]
êi désk énn Áuâr énn áidíâ
Here is a pencil. [Aqui está um lápis.]
híâr êz êi pÉnsêl
Where is he? [Onde está ele?]
huÉr êz hi?
There he is. [Lá está êle]
dhér hi êz
To be blue is to be good. [Ser azul é ser bom]
tu bi blu êz tu bi gud
A good desk, a good pencil. [Uma boa escrivaninha, um bom lápis.]
êi gud désk êi gud pÉnsêl

Usa-se todavia, a com as palavras one (uÂnn), unit (iUnêt), woman (uUmânn) e análogas, embora sejam grafadas com vogal inicial.

3 comentários:

αятηєѕѕ ●•∙ disse...

Legal sua iniciativa, nem todos tem a oportunidade de frenquentar um curso, vc é paciente,rsrs

Se tem algo mais difícil do que aprender uma matéria desafiante, é ensinar algo nem tão complexo. Ensinar vale mais e é muuiiiittoo difícil, parabéns! Obrigada pela visita e comentário no meu blog, adoro metafísica, embora meu post tenha sido mais pra fugir de qualquer complicação, sou fascinada pela metafísica, hehe.

Ainda estou com meu desafiante estudo sobre "a metafísica do absurdo"; essa dá dor de cabeça, mas o povo do orkut não ia gostar de ler,rs

bjos
nas tuas mãos

Lucas Oliveira disse...

Muito bom, hein? Aprender um pouco mais em um blog atrativo e inteligente!

abçs


Lucas de Oliveira

Edgar Rossi disse...

Artness,
Primeiramente muito obrigado por estar aqui comentando no meu blog.
Acho legal alguém gostar de um coisa bem complexa por sinal, essa metafísica do absurdo deve deixar qualquer um com dor de cabeça mesmo.
=]
Beijos